Os batistas e a sua contribuição para a obra missionária

No vídeo acima do site Dailymotion, compartilho com o irmão leitor uma palestra do Dr. D. B. Riker sobre o legado do povo batista na área de missões. *

O discurso foi proferido em 2009, na IV Conferência Teológica da ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico). Tenho sérias ressalvas em relação ao chamado “Evangelho Social” e a figuras como Billy Graham — que há muito não têm qualquer compromisso com a ortodoxia bíblica –, ambos mencionados honrosamente pelo palestrante. Também não vejo em que o ativismo político de Martin Luther King tenha contribuído efetivamente para a obra missionária — e Solano Portela, neste artigo no blog “O Tempora, O Mores”, concorda comigo.

Mesmo assim, há informações preciosas fornecidas pelo orador, que demonstram que a denominação batista se distingue historicamente pelo seu ardor por missões, área em que é pioneira e líder, para a glória de Deus. Outros grupos, como nossos irmãos presbiterianos, distinguem-se por seus grandes teólogos, os quais muito têm contribuído para que o povo de Deus obtenha melhor entendimento das Escrituras e, consequentemente, grande edificação. Os batistas não nos destacamos nessa área, porém, foi do agrado do Altíssimo nos conceder graciosamente que nos notabilizássemos por nossos missionários. Mais uma vez, glória ao Senhor por homens que são verdadeiramente “dons” que ele deu à Sua Igreja (Efésios 4.11)!

* Atualizado (05/04/12 às 18h50). Finalmente descobri como se faz para inserir vídeos desse site no WordPress! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: