Biblioteca digital cristã lícita

pilha de livros

Créditos: FreeDigitalPhotos.net

Neste ‘post’ quero compartilhar com os leitores informações sobre alguns sites com títulos em formato eletrônico (e-books). Restringi-me à literatura cristã em língua portuguesa e que está em domínio público ou cujo autor permite sua difusão online gratuita. Como é do conhecimento de muitos, há várias cópias ilícitas de livros evangélicos em nosso idioma disponibilizadas na internet, e disponibilizadas por muitos “irmãos”, em aberta violação das leis de direitos autorais, para vergonha nossa.

Os sites que eu conheço são estes:

Bíblia Online: O Livro dos livros merece a primazia, e nesta lista não será diferente: um espaço que se dedica 100% a ele tem que ocupar aqui a posição número um. Para acessá-lo, clique aqui. Uma versão muito interessante da Bíblia que consta ali é a desativada Tradução Brasileira (confira na opção “Sociedade Bíblica Britânica” na guia à direita).

Monergismo: Em sua versão antiga há uma boa variedade de e-books, cf. aqui. O site atual acrescenta mais alguns títulos, mas agora não há mais um tópico específico para livros, de modo que é preciso vasculhá-lo para achá-los: v. aqui. Interessantemente, o Monergismo oferece traduções de obras que até hoje não ganharam versão impressa, como os comentários de João Calvino aos livros de Oséias, Joel, Amós e Obadias, todos em PDF.

Editora Fiel: Costuma disponibilizar versões PDFs de algumas de suas publicações impressas nesta página aqui. Mas atenção: a editora as disponibiliza apenas temporariamente, removendo-as depois de certo tempo.

CB Library: Na página em português há algumas obras das Edições Vida Nova e da Shedd Publicações em formato eletrônico, grátis: cf. aqui.

EBooksBrasil: Não é religioso, mas oferece dois títulos interessantes: os clássicos Paraíso Perdido, de John Milton, e Pensamentos, de Blaise Pascal.

Palavra Prudente: Site batista fundamentalista e calvinista, declaradamente não reformado. Na página aqui é possível acessar livros como o contestado “Rasto de Sangue” (com um relato histórico sem aceitação acadêmica), bem como outros, inclusive nas áreas de teologia sistemática e hermenêutica, misturados a vários artigos, todos na linha teológica propugnada ali.

Rede Sepal: Traz alguns e-books grátis, que podem ser descarregados a partir desta página aqui.

Julio Severo: Ele oferece alguns livros digitais de sua própria lavra, muito instrutivos, abordando temas como família, homossexualidade e eutanásia. Os links respectivos estão na coluna direita de seu blog: http://juliosevero.blogspot.com/

Cultura Brasileira: Outro site não religioso. Há alguns clássicos da literatura cristã como Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, e as orações do místico Jacob Boheme. Para obras como essas, fica o alerta bíblico: “Examinai tudo. Retende o bem” (1Ts 5.21).

Lembro também que há muitos e-books cristãos gratuitos em outros idiomas, principalmente inglês, em sites como o CCEL.org, o Paideia Books e o Biblecentre.

Com isso, espero ter ajudado irmãos que querem robustecer suas bibliotecas sem gastar um tostão e dentro da legalidade. Principalmente para aqueles que, como eu, dispõem de uma modesta quantidade de livros a exibir em suas estantes, trata-se de um reforço que vem bem a calhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: